E se O BRASIL Tivesse Sido Colonizado pela Inglaterra UK?

O que aconteceria se o Brasil fosse colonizado pela Inglaterra? É comum os brasileiros pensarem em como seria a colonização da nossa terra caso o lar brasileiro não fosse colônia de Portugal. Você também já se questionou sobre isso? ✅✅✅✅✅

✅ O BRASIL Tivesse Sido Colonizado pela Inglaterra UK?



A Inglaterra é o país onde reside a Rainha da Inglaterra✔. Não precisava dessa passagem, pois além disso ser meio obvio. Todos sabem de onde vem as Rainhas da Inglaterra. Hoje ou há 100 anos atrás ou há 100 anos sempre ela virá de lá certo?
Mas você sabe ou tem ou faz alguma ideia de quanto é ou qual o tamanho da fortuna dela ou o poder econômico da monarquia Inglesa? Já que aqui somos presidencialistas, será que ela gasta mais que um presidente da república(Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil, chupa partido de esquerda)?

Como se Dirige na Inglaterra?


Dirigir pelo lado esquerdo, seríamos mais pontuais com os compromissos, o nosso esporte provavelmente seria outro, já imaginou como seria a vida no Brasil caso a Inglaterra fosse o nosso país colonizador?


Confira a listinha que nossa redação preparou para você com algumas coisas que poderiam acontecer caso o Brasil fosse colonizado pela Inglaterra:

1 - Um pouco mais elegantes





Não é que os brasileiros sejam deselegantes, mas os ingleses tem muito mais "pudor" do que os portugueses.
Portanto mesmo nesse calor de sei lá quantos graus, ia ser um pouco mais comum andar vestido dos pés a cabeça.

E quem sabe o bikini brasileiro nunca tivesse conquistado espaço entre os brasileiros colonizados pelos ingleses.

Linguá E se O BRASIL Tivesse Sido Colonizado pela Inglaterra UK? 


2 - Falaríamos Inglês





Nada de português de Portugal. A nossa língua oficial seria o Inglês. O português seria trocado por uma das línguas estrangeiras mais faladas no mundo.

3 - Poderíamos ser a nação do Rugby e do Futebol





O Brasil poderia ter os seus "Neymares, Gabigols, Ronaldinhos e Pelés" só que de outro tipo de esporte, o Rugby. Poderíamos ser lembrados como o país do futebol e também do Rugby.


O Rugby é muito praticado por lá e talvez esse hábito poderia ser repassado para os brasileiros, sem contar que existem várias divisões de times de futebol nas quais o esporte também é tradição.


4 - A maioria da população seria de religião anglicana





O Brasil seria uma nação altamente anglicana. Ela é considerada uma das religiões mais seguidas por lá, atrás apenas do catolicismo. Isso faria com que a influência do catolicismo na nossa educação poderia ser bastante reduzida.


5 - Ainda teríamos uma rainha





Atualmente vivemos em regime de Democracia, mas se fossemos colonizados pela Inglaterra, como os brasileiros reagiriam às ordens de uma rainha no trono?

Quem será que poderia ser a rainha do Brasil?



6 - Seríamos consumidores de chá





Tomar chá é um hábito muito comum na cultura britânica. Ele é a pedida principal de casas e cafeterias inglesas. Talvez uma das bebidas mais consumidas no Brasil, que é muito comum por lá, poderia ser o chá preto com leite, um dos sabores preferidos pelas pessoas na Inglaterra.


7 - O brasileiro seria mais pontual





Se tem um ponto que seria positivo para o Brasil, caso a Inglaterra fosse o país quem tivesse nos colonizado, seria a abolição de vez da falta de pontualidade.


Com a colonização feita pelos tomadores de chá, os brasileiros aprenderiam o que é pontualidade, coisa que não é muito bem-vista pelos gringos a respeito do nosso país.
Bônus - Os feriados cairiam na segunda ou na sexta-feira obrigatoriamente





O Brasil é conhecido por seus vários feriados em dias da semana diferentes e pela grande quantidade de dias de folga. Se colonizados pelos ingleses, os feriados cairiam obrigatoriamente nas sextas ou nas segundas-feiras.


Outro ponto curioso é que lá os feriados, com exceções à Páscoa(mantém o mesmo nome) e o Natal (recebe o nome de "boxing day"), todos os feriados comuns, como dia finados, dia do trabalho, etc se chamam "Bank Hoiday". Nossos feriados teriam estes nomes e seriam celebrados em datas fixadas.


Apresentação/Presentation




Fala aí pessoal tudo bem? Esse blog irá fazer uma suposição do que provavelmente aconteceria se o Brasil fosse colônia inglesa, haverá mais blogs desses com outros países que poderiam ter colonizado o Brasil, os aspectos analisados serão: Língua, Capital, Mudanças Históricas, Sistema de Governo, Ideologia, Sistema econômico, Bandeira, Qual tipo de colônia seria, Futebol , Possível território entre outros...



1- Qual tipo de colônia seria?



Provavelmente seríamos uma colônia de exploração, assim como outros países que foram colonizados pelos ingleses, sem falar que o Reino Unido, ou Inglaterra, como você preferir, era potência na época e mais alguns recursos seria bom para os britânicos, então a chance de sermos de exploração é grande.



2- Língua e costumes



Bem a língua é meio óbvio, nos falaríamos inglês atualmente, já a cultura seria algo que poderia ser altamente mudado, os britânicos tem costume de tomar chá as 17:00 horas e lá olhar diretamente para uma pessoa é considerado falta de educação, então poderíamos ter esses costume aqui provavelmente.



3- Possível Território



Bem isso é algo bem complicado de ser dizer, os portugueses chegaram por aqui pelo ano de 1500-1501, e os britânicos só chegaram mais tarde, onde hoje é a Guiana, mas vamos pensar diferente, vamos imaginar que os Ingleses chegaram na costa do Brasil em vez dos portugueses.





Vamos usar esse mapa, está vendo a parte de Portugal? Imagine que aquilo são os ingleses, não haveria o tratado de tordesilhas, então os ingleses, provavelmente avançariam muito no território brasileiro, outro motivo para eles fazerem isso era a grande quantidade de recursos da época, então eles avançariam até a fronteira com as colonias da Espanha, isto é provavelmente, lembre-se de que isto é apenas uma suposição, se eles avançassem até a fronteira com a Espanha, isto é se a Espanha não avançasse antes, mas creio que o território não mudaria muito do original que tínhamos naquela época, províncias receberiam nomes Ingleses e seria mais ou menos assim:





mil agradecimentos a França


Talvez assim porque de acordo com a França, o Reino Unido não é muito de dividir a colônia, e você deve tá se perguntando, e o Acre? Teríamos os dinossauros? Acho que isso não impediria, já que brasileiros imigravam para lá em busca de borracha.



4- Capital:



Bem, nesse caso Brasília não existiria provavelmente, já que esse plano surgiu na época imperial, a capital poderia ser algum lugar onde os ingleses chegaram, como eu disse na questão de território, eles poderiam ter ocupado o mesmo lugar dos portugueses, então provavelmente a capital seria Salvador, já que a capital se tornou Rio de Janeiro, após a vinda de Dom João VI ao Brasil, mas claro, a província receberia um nome inglês, Savior poderia ser o nome, que significa Salvador em inglês, mas provavelmente, ela não teria esse nome, ou poderiam criar outra cidade, talvez com o nome de "New London", talvez cidades como Salvador ou Rio de Janeiro nem existissem, então a chance de uma nova capital seria enorme!



5- Moeda:





A moeda poderia ter dois nomes, poderia se chamar Libra Brasileira, ou talvez Dólar Brasileiro, assim como na Nova Zelândia temos o dólar neo-zelandês, a moeda teria o rosto de monarcas ou cidades importantes.



6- Possível Bandeira do Brasil ou BRazil:






mil agradecimentos a França


O significado seria simples, o azul representaria o céu ou o mar, o escudo inglês teria a ideia de representar o Brasil dentro da união e também o domínio britânico, e o losango estaria guardando o famoso Cruzeiro do Sul.



7- Época de independência



Bem esse provavelmente seria um probleminha, já que a maioria dos países que foram colonizados pelos Ingleses demoraram um tempo para ficar independente, talvez nós poderíamos ficar independente junto com a Austrália em 1901 ou até antes, quem sabe em 1889? A única coisa que posso confirmar é que seria bem mais tarde que o famoso 7 de setembro de 1822.



8- Sistema de governo



Bem o Brasil teria dois caminhos nesse quesito, ou ele continuava com uma monarquia constitucional, onde teríamos um representante da rainha, assim como a Austrália e o Canadá são hoje em dia, ou ele poderia virar uma república, assim como a Índia e a África do Sul que saíram da "união", mas acho que o Brasil continuaria na "união", sendo uma monarquia constitucional com o mesmo monarca britânico, junto com Canadá, Austrália, Nova Zelândia e entre outros...



9- Ideologia e Sistema econômico



Bem, o Reino Unido é um país capitalista conservador, então eles teriam essas influências aqui, seria muito bom, talvez hoje em dia tivéssemos um partido conservador ao em vez de um PCdoB ou um PT



10- Futebol e Esportes



Como sabemos o Brasil possui um bom nível de futebol hoje em dia, mas isso poderia ser diferente com uma colonização inglesa, times como Flamengo, Fluminense, Vasco e entre outros, obviamente não existiriam, talvez teríamos times como "Blue Araras" ou "The Lions", não teríamos brasileirão e entre outros campeonatos brasileiros, em copas do mundo o Brasil provavelmente não seria o grande campeão com penta títulos, talvez tivéssemos 1 ou 2, ou até mesmo nenhum, e algo interessante é que o 7-1 não iria existir :v, mas isso é uma possibilidade, quem sabe não levassemos 7-1 mesmo?



11- Organizações Internacionais


O Brasil está presente na ONU, UNASUL e o MERCOSUL, porém, existe uma que eu quero destacar, pois se o Brasil fosse colônia da Inglaterra, hoje ele estaria presente na Commonwealth, a Commonwealth é uma organização onde estão presentes 98% dos países que foram colônia inglesa, os Estados Unidos não estão presente nela. Estes incluem a promoção da democracia, direitos humanos, boa governança, Estado de Direito, liberdade individual, igualitarismo, livre comércio, multilateralismo e a paz mundial, eis os membros:





créditos ao autor



E essa é a bandeira:





créditos ao autor



12- Mudanças Históricas



As mudanças seriam muito radicais, Dom João VI não teria vindo ao Brasil, não teríamos as bandeiras do principado, império e atual, não haveria a Guerra da Cisplatina, já que o exército que invadiu a Cisplatina era português, provavelmente o Reino Unido na Guerra do Paraguai entraria ao lado do Brasil, não teríamos o primeiro reinado, nem o período regencial, nem mesmo o segundo reinado, não teríamos feriado de Tiradentes, nem da Proclamação da República, a escravidão acabaria bem mais cedo, na primeira guerra mundial o Brasil entraria logo no início, pois quando o Reino Unido entrou, países como África do Sul, Índia, Canadá e etc... Entraram na guerra, então o Brasil provavelmente entraria também, isso poderia ter uma boa mudança na história, talvez o Brasil não teria matado as toninhas, já na segunda guerra mundial, aconteceria o mesmo, talvez o Brasil pudesse ter participado do Dia D, assim como participou o Canadá, na guerra fria o Brasil estaria do lado da OTAN, mas mesmo que ele não estivesse na OTAN, iria apoiar o lado capitalista, não teríamos a Era Vargas nem a Ditadura Militar, nos tempos de hoje, talvez não teríamos as favelas, porque com certeza a coroa inglesa iria indenizar os antigos donos e com iria adicionar os ex-escravos na sociedade, a corrupção estaria menor, isso por conta da rainha, o IDH e a economia poderiam estar mais alto, e o Brasil poderia estar em condições melhores hoje, poderia, lembrando que isso é uma suposição.


---------------------------------------------------------------------



Então por aqui eu termino o post, haverá mais posts assim, com outros países que poderiam colonizar o Brasil e não farei somente com o Brasil.






Depoimentos de pessoas X na Internet:






Eu não entendo essa comparação, que já ouvi muito, dizendo o quão melhor foi a colonização britânica. OK ! EUA, Estados Unidos, Canada, Austrália, Nova Zelândia foram colônias britânicas (na maior parte, já que no caso de Quebec era colonia francesa e grandes partes dos EUA não eram britânicas incialmente e foram sendo conquistas depois)


O que as pessoas muitas vezes não falam é que muitas ex-colônias britânicas não são desenvolvidas, muitas com o IDH muito abaixo do Brasil como Nigéria, Serra Leoa, Paquistão, Bangladesh , Jamaica e, até mesmo, Índia e África do Sul.


A principal questão era a diferença entre colonias de povoamento ou de exploração. Em geral, as de exploração eram as que mais davam lucro às suas metrópoles , mas normalmente eram áreas tropicais que utilizavam o sistema “plantation”, em que normalmente envolviam latifúndios e escravidao, o que pode ter sido um início à desigualdade social nesses locais. Nas de povoamento normalmente colonos recebiam pequenas para explorarem a região , como o que ocorreu com o norte dos EUA e, de certo modo, no Rio Grande do Sul apos a independência já que eram terras que do contrario estariam “vazias”


Das colônias francesas, o Haiti chegou a ser a mais lucrativa devido a grande produção da cana de açúcar. O atual estado de Nova Iorque nos EUA era da Holanda, que decidiu trocar a região por outra na America do Sul correspondendo ao atual Suriname , o que por estar na America do Sul seria mais lucrativo pata eles, permitindo o cultivo de produtos tropicais.


Então o mito de que a colonizacao britânica seria melhor e que o Brasil seria tao desenvolvido quanto EUA, Austrália, Nova Zelândia e Canada se fosse colonia britanica é tao real como o da existência de Papai Noel, elefantes rosas voadores e de que a língua portuguesa é a mais difícil do mundo.


















sso exigiria uma seria de contrafactuais(Por exemplo, os ingleses deixariam as ricas rotas comerciais na Ásia para enfrentar índios e o clima tropical da América do Sul?) mas os ingleses fariam a mesma coisa que os portugueses, que seria trazer escravos para produzir cana de açúcar , sem desenvolver a colônia. Talvez eles incentivassem a vinda de refugiados religiosos como fizeram na África do Sul, mas Jamaica, Africa do Sul e Barbados não são modelos de desenvolvimento.














Acho que não,pois a história centro e latino americano provaram que as colônias foram ou são tão complicados quanto.


Acredito firmemente que o problema não foram os portugueses e sim os jesuítas que para catequizar venderam uma religião incriminadora e pecadora, em que a prosperidade e riqueza são pecados mortais,diferentemente dos quakers que prosperidade e riqueza são bênçãos divinas e são aqui e agora.


















Na minha opinião sim.


Temos o exemplo dos Holandeses que colonizaram o Nordeste por algumas décadas há quase 400 anos. O modelo de exploração da colônia era significativamente diferente do português, sendo que até hoje a região de Recife é a mais desenvolvida da região nordeste do Brasil:


"com o domínio holandês e a presença, no Brasil, do Conde Mauricio de Nassau [...] o Recife, simples povoado de pescadores, em volta de uma igrejinha, e com toda a sombra feudal e eclesiástica de Olinda para abafá-lo, se desenvolvera na melhor cidade da colônia e talvez do continente. Sobrados de quatro andares. Palácios de Reis. Pontes. Canais. Jardim Botânico. Jardim zoológico. Observatório. Igrejas da religião de Calvino. Sinagoga. Muito judeu. Estrangeiros das procedências as mais diversas. Prostitutas. Lojas. Armazéns. Todas as condições para uma urbanização intensamente vertical" (citado em Nova Holanda – Wikipédia, a enciclopédia livre).


Os portugueses não possuíam população suficiente para exploração da colônia Brasileira (pouco mais de 1 milhão de habitantes -Demografia de Portugal – Wikipédia, a enciclopédia livre), então concentraram-se em trazer mão-de-obra escravizada da África. Como não tinham interesse em desenvolver uma economia própria e independente na colônia, era tudo um pouco anarquizado, com a exceção da cobrança de impostos. Daí que até muitos anos depois da independência o Brasil era um país de analfabetos e escravos, os quais, consequentemente, viviam no extremo da subsistência.


O Brasil, no entanto, era diferente da India ou Indochina, com uma população de nativos muito menor e menos concentrada.


Colonizada pelos Ingleses o Brasil teria acesso ao comércio com o maior império do mundo na época, encerraria o ciclo de escravidão mais cedo e muito possivelmente teria uma população mais escolarizada e familiarizada com a indústria e comércio.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tenho um Tesão dando mas o menino não Sobe!

Neuropsicologa Moema SP onde encontrar?