Marketing tudo é uma Questão de Troca

Marketing tudo é uma Questão de Troca: Simplesmente o momento de tudo e toda hora, nós estamos capturados e rodeados por inúmeras coisas que nem ao menos nos damos conta e ou nem percebemos. Praticamos "trocar" "changes" constantemente em nossas vidas, seja entre Mercados e também entre nós Consumidores. Isso pode ser com a aquisição compra de um produto, serviço e por envio simples de conhecimento. Este mundo onde as trocas é o marketing, e o marketing é a troca, é muito amplo e com diversos pontos de vista.

Marketing Tudo é uma Questão de Troca

Este é um campo que requer a Maior Atenção, quando temos as empresas que precisam Captar, Reter e até Fidelizar clientes.

É sobre este ponto que desejo debater sozinho, comigo e passar essa troca à você! Quem eu Sou?

Sou o Danillo Leite, trabalho com TI a muitos anos e passei a trabalhar também com Marketing Digital. Parece ser mais do mesmo. Pois hoje é muito comum ouvir que todo mundo trabalha com Marketing Digital e com SEO. haha Não que seja melhor ou pior que algum outro. Apenas estudo. Assim com outros podem também. Até mais que eu. Troca! Marketing é um mundo de tantas emoções e sentimentos que a conquista foi rápida e muito intensa.

Realizo continuamente diversas trocas seja com minha rede de relacionamentos. Ou com meus clientes.

O Papai do Marketing ou Simplesmente PAI


Busco ultrapassar um grande desafio, transformar o olhar sobre esta área para um olhar mercadológico, tendo em vista o crescimento do marketing e o aumento de ações nessa esfera.

O autor Philip Kotler, que é o pai do marketing, o define como uma Ciência, uma arte que explora, cria e entrega valores, com o intuito de realizar trocas que satisfaçam as necessidades de um mercado, gerando também lucro. Ou seja, o marketing é um processo que tem foco em conhecer o mercado de atuação e satisfazer as necessidades dos clientes, para que eles percebam o custo do produto, com seu valor agregado, e, por fim, realizem trocas satisfatórias para ambos.

Para se compor uma estratégia de marketing, o profissional do ramo pode utilizar diversas ferramentas auxiliadoras, pois a estratégia precisa ter seus objetivos bem definidos para que sejam alcançados.

O composto mercadológico, também Denominado Mix de Marketing (Bug do Marketing?), bem como seus processos evolutivos, podem vir a auxiliar o marketing, apresentando as variáveis que influenciam o mercado, tais como: os quatro 04 P’s, do produto, os 04 quatro C’s, da comercialização, os 04 quatro A’s, da Equipe de Marketing, os quatro C’s, da conectividade, e, os 05 cinco A’s do comportamento do consumidor, ferramentas estas que aprofundaremos nos próximos textos.

Mercado Complexo


Neste mercado complexo, que cresce a cada dia, nós estamos organizados em clusters, que nos aproximam e nos conectam cada vez mais. Cada cluster é composto por redes de contato, ou seja, são os grupos de pessoas que convivemos e que de alguma forma nos conectam, seja pessoalmente ou online, através de encontros pessoais, profissionais ou nas redes sociais. Os novos processos de marketing nos mostram que vivemos em rede, e da rede, e que por meio dela realizamos nossas atividades diárias, buscando sempre agregar valor em nossos relacionamentos.

Você já pensou com quem tem se conectado?

Em todo o contexto do marketing e seus diversos olhares percebemos que para realizar todo este processo é preciso entender como se comunicar com seu público-alvo. E esta comunicação, para ser efetiva, utiliza-se da psicologia do marketing, que visa, além de melhorar as relações profissionais – para conseguir passar o que realmente deseja, com o foco no seu cliente-alvo, passar do marketing de massa para um mais particular, trocando e agregando valor entre os pares, fazendo com que o marketing, um processo mercadológico, contribua também para o processo de desenvolvimento pessoal, e posicionamento de cada um com o mercado em que atua.

Com o novo mercado conectado, o marketing, que permanece em constante mutação, se desenvolve ainda mais para atender as necessidades do mercado consumidor, e busca incansavelmente criar uma conexão com os clientes.

Marketing não é Simplesmente fazer uma Propaganda

Marketing tudo é uma Questão de Troca


O marketing não é simplesmente fazer uma propaganda – a propaganda é uma ferramenta do marketing – ele é muito mais abrangente. As empresas precisam fazer uso do Marketing com a Psicologia para entender seu mercado.

A psicologia do marketing auxilia na percepção do produto, fidelização e outros, assunto este que conversaremos também nos próximos artigos.

O marketing vai além das empresas, todos nós também realizamos marketing, seja ele pessoal, de relacionamento ou para posicionamento, em que dependendo da ocasião, vendemos nosso produto, ou seja, nós mesmos. Somos produtos diferenciados e únicos, pois cada um tem suas competências, habilidades, conhecimentos, atitudes e facilidades.

Tomamos decisões o tempo todo, desde o que vestimos, comemos e compramos, e o marketing tem um papel muito importante neste aspecto, onde o mercado e as empresas, através de suas ações e estratégias, buscam influenciar seus clientes e prospectos, que são seus possíveis clientes, a adquirir seus produtos ou serviços.

Você já parou para analisar como o marketing interfere no seu dia-a-dia?

 Como as empresas levam você a tomar uma decisão rapidamente sem que você note? O mundo do marketing transforma e é transformado o todo tempo. As empresas e os profissionais do ramo buscam realizar uma ligação do marketing com as inteligências, sejam elas racional, emocional, relacional ou artificial, em que podemos tomar decisões com melhor assertividade, assunto que também conversaremos nos próximos posts.

O marketing está sempre ao nosso redor -sempre – desde a sala de aula onde o professor “Vende” seu conhecimento e a si mesmo para o aluno, no comércio, nas empresas, na mídia e nas redes sociais.

Ele está dividido em diferentes segmentos, como marketing digital, marketing de relacionamento, marketing viral, marketing de fidelização, marketing social, direto, indireto, marketing de resposta e endomarketing, entre outros.

As diversas áreas ou segmentos do marketing oferecem diferentes opções para as empresas, de poder realizar o marketing para divulgação melhor dos produtos, e com isso captar novos clientes, fidelizar os já existentes, para torná-los fixos, também consegue realizar ações de marketing interno para melhorar seu relacionamento com os funcionários.

Com o ambiente mutável do marketing, as empresas conseguem tornar as ações planejadas em ações práticas. O marketing digital facilitou muito esse procedimento, aumentando o contato com o cliente, a divulgação, os relacionamentos e muito mais.

Este mundo pode parecer muito complexo. Ele é, na verdade, apaixonante. Cada detalhe dele nos leva a um conhecimento maior da realidade em que estamos inseridos. O marketing é maravilhoso. Por isso e muito mais, venha desvendar comigo este mundo do marketing.

Venha se apaixonar por ele também. Venha viver esse mundo da troca, pois, afinal, na vida, tudo é uma troca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E se O BRASIL Tivesse Sido Colonizado pela Inglaterra UK?

Tenho um Tesão dando mas o menino não Sobe!

Neuropsicologa Moema SP onde encontrar?